FACULDADE ARTHUR SÁ EARP NETO - FACULDADE DE MEDICINA DE PETRÓPOLIS
PERFIL NUTRICIONAL DE GESTANTES ADULTAS ATENDIDAS EM UNIDADE DE SAÚDE - PETRÓPOLIS/RJ

Iniciação
Científica

Compartilhar
Informações

inscrições até:

18/03/2016

período:

17/02/2016 a 18/03/2016

objetivo

A gestação é um período crucial no qual o estado nutricional e de saúde materna influenciam diretamente nas condições de crescimento e desenvolvimento intrauterino e pós-natal do concepto. Os desvios ponderais (como baixo peso, sobrepeso e obesidade) durante a gestação, intercorrências gestacionais (como anemia, cegueira noturna, DMG e SHG) e a má nutrição nessa fase podem favorecer surgimento de complicações a curto e longo prazo na saúde materna e infantil, aumentando os gastos públicos e a morbimortalidade do binômio.
Nesse sentido, o perfil de morbidade materna e infantil no município de Petrópolis precisa ser investigado, a fim de ser um parâmetro para estudos e intervenções futuras. Contudo, não existem muitos dados disponíveis sobre a saúde e situação nutricional materna e infantil da cidade em questão, o que dificulta o planejamento de estratégias por parte dos profissionais de saúde dessa área em nortear suas intervenções e do governo em traçar políticas necessárias para reduzir complicações futuras.

carga horária

120 horas

público-alvo

Alunos matriculados regularmente no Curso de Nutrição da FASE/FMP a partir do 3º período do ano de 2016; alunos que não estejam cursando qualquer dependência; não tenham cometido infração disciplinar; com disponibilidade para o exercício da função, sem interferência em suas atividades curriculares regulares.

professores responsáveis

Jamile L. Nogueira, Nathalia F. A. de Almeida, Thaise G. Gouvêa

local curso

COPPEx