UNIFASE

Universidade da 3ª Idade - FMP/Fase

APRESENTAÇÃO

A UNATIFASE é um projeto do núcleo de extensão que visa contribuir para o engajamento do idoso/velho em seu contexto social e econômico, através do estimulo da autoestima e do compartilhamento de conhecimento que melhore sua capacidade física, mental e intelectual. De modo a contribuir com um processo de envelhecimento bem-sucedido.

A UNATIFASE pretende atingir a todas as pessoas da comunidade, na faixa etária de 50 anos em diante, que estejam interessados em planejar e/ou organizar a vida na velhice, com o objetivo de manter-se econômico e socialmente ativo, garantindo o direito à dignidade humana no convívio social. Neste sentido o idoso vivenciará uma variedade de atividades educacionais que estimulem o compartilhamento de vivências de aprendizagem, e o convívio social humanizado e colaborativo entre e com gerações diversas.

OBJETIVOS

* Oferecer experiências educacionais voltadas à manutenção da autonomia de escolha quanto ao estilo de vida e a qualidade de vida na velhice;

* Desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes que capacitem ao velho/idoso, à construção de projetos de vida no âmbito econômico, político/social, da saúde, da cultura e das relações interpessoais.

* Viabilizar o convívio entre diferentes gerações, através do compartilhamento de experiências e saberes, com e entre a comunidade acadêmica, seja pela interação com alunos dos diversos cursos da FASE, seja pela participação em eventos acadêmicos, seja pela contribuição na geração de conhecimento com a participação efetiva em projetos de pesquisa científica.

* Desenvolver habilidades socioculturais, bem como promover um espaço para a sociabilidade e crescimento pessoal com vistas ao pleno exercício da cidadania.

* Promover oportunidades de geração de empatia e convívio social, mediante a realização de eventos de lazer e culturais, que estimulem o congraçamento e construção de redes de relacionamentos interpessoais.

PÚBLICO ALVO

A UNATIFASE destina-se a pessoas da comunidade petropolitana, na faixa etária a partir de 50 anos, que tenham tempo disponível e queiram continuar seus estudos ou ampliar seus conhecimentos e habilidades, e busquem um convívio social ativo entre gerações. O projeto pretende atender aos idosos de todas as classes sociais, resguardando um número de vagas (a ser definido pela FASE), para o acesso via bolsas na modalidade integral e parcial.

Coordenação do projeto: Profa. Dra. Luciene Lopes Baptista

Cursos e Eventos