Infraestrutura

LABORATÓRIOS

Os laboratórios da UNIFASE/FMP destinam-se às atividades de ensino e pesquisa, dando suporte às atividades de extensão sempre que necessário.
Aos estudantes dos cursos da área da saúde são disponibilizados os laboratórios com objetivo de proporcionar a realização das atividades práticas em consonância com o aprendizado teórico-conceitual e metodológico das unidades curriculares.
Os laboratórios dispõem de equipamentos próprios, apoio de pessoal técnico, manutenção e conservação.
Nos laboratórios são adotados procedimentos de observância obrigatória pelos usuários, garantindo a segurança, diminuição de riscos à saúde e ao meio ambiente.
Os usuários devem conhecer e praticar os procedimentos adequados de acordo com o Manual de Biossegurança.

LABORATÓRIO DE MEDICINA REGENERATIVA

Criado em 2014, trata-se de um centro de ensino, pesquisa e prestação de serviços cuja estruturação está compreendida, em síntese:
UNIDADE I – Antessala (7m², destinado à lavagem de mãos e paramentação de profissionais e estudantes); Laboratório de Cultivo Celular (27 m², destinado à manipulação de células humanas e de materiais biológicos), Laboratório de Controle de Qualidade (17m², destinado à realização de ensaios de controle de qualidade) e BioBanco. UNIDADES II e III – Centros de Processamento Celular, destinados a receber e processar tecidos ou células humanas, estabelecer culturas primárias de células, proceder à expansão seletiva seguida de caracterização estrutural e funcional, de quantificação, preparo e entrega de células acondicionadas para aplicação nos pacientes e, eventualmente, preservar as células para a sua manutenção em criopreservação, para uso posterior. A UNIDADE III - poderá proceder à obtenção de bioprodutos, diretamente a partir de materiais biológicos ou a partir das culturas primárias de células humanas, sua caracterização e acondicionamento para uso; e poderão ser manipulados materiais, de origem biológica ou sintéticos, para uso em bioengenharia.

LABORATÓRIO DE PESQUISA EM IMUNOLOGIA BÁSICA E APLICADA

Fruto de parceria entre a Fiocruz-RJ e a UNIFASE/FMP, o laboratório contribui para o treinamento científico de estudantes de graduação e pós-graduação. A equipe é formada por seis pesquisadores, dois técnicos e três estudantes de iniciação científica. Instalado em uma área de aproximadamente 60 m2 com três bancadas centrais e duas bancadas laterais. O laboratório também contém um espaço independente, utilizado como escritório de 12 m2, contendo escrivaninhas, cadeiras, computadores funcionais e ligados à internet.

AMBULATÓRIO ESCOLA – AMBE

Para desenvolvimento de atividades práticas de ensino, estágios supervisionados e treinamento em serviço em nível de pós-graduação, em atendimento aos projetos pedagógicos de seus cursos de saúde, medicina, nutrição, odontologia, psicologia, enfermagem e radiologia, a UNIFASE/FMP possui, desde 1998, serviço ambulatorial próprio, credenciado ao Sistema Único de Saúde - SUS. Oferece assistência básica e de especialidades à população usuária do SUS e está composto por salas de atendimentos, consultórios odontológicos, salas de exames, salas de pequenas cirurgias, sala de vacinas, sala de curativos e sala de atividades de grupo. Possui, ainda, serviço de recepção informatizado e consultórios odontológicos com sistema de Prontuário Eletrônico. A infraestrutura é acessível, inclusive com sanitários para pessoa com deficiência, fraldário e banheiro familiar. Atualmente, há 86.562 usuários cadastrados. Além das atividades assistenciais, projetos de pesquisa e extensão também são desenvolvidos no AMBE.

INSTITUTO ANATÔMICO PROF. ANTONIO DE SOUZA QUEIROZ

Laboratório composto por um complexo com 331 m2, com sala de preparo, guarda de cadáveres, sistema de exaustão e de descarte de resíduos adequados; ossário; 2 salas para ensino em grupos contendo macas móveis, negatoscópios e peças formolizadas e glicerinadas. Possui capacidade para até 80 (oitenta) estudantes realizarem atividades práticas.

LABORATÓRIO DE BIOQUÍMICA, BROMATOLOGIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS

Laboratório composto por um complexo de 209 m2 subdividido em 4 (quatro) ambientes: 3 (três) salas para atividades práticas de ensino e 1 (uma) sala de apoio para guarda e preparo de reagentes. A capacidade é de até 90 (noventa) estudantes por atividade.

LABORATÓRIO DE HISTOLOGIA E PATOLOGIA

Laboratório com área de 129 m2 subdividida em 2 (duas) salas para atividades práticas de microscopia, sala de preparo de peças e cortes histológicos, conta com equipamentos modernos, adequados e em número suficiente para as atividades propostas. Projetado para atividades em grupo, com capacidade para até 60 (sessenta) estudantes.

LABORATÓRIO DE MICROBIOLOGIA, PARASITOLOGIA E IMUNOLOGIA BASICA

Laboratório com área de 165 m2 subdividido em sala para atividades práticas de ensino; sala de esterilização de material; sala de preparo de material, sala dos professores. Projetado para atividades de pequeno grupo com capacidade para até 30 (trinta) estudantes.

COMPLEXO DE RADIOLOGIA

Laboratório com área de 100 m2 é composto por 2 (duas) unidades laboratoriais, sala de aula e 2 (duas) salas para estudos. O espaço é destinado à realização de atividades do curso Superior de Tecnologia em Radiologia. Possui aparelho de radiologia simulado, bancadas e aparelhos para atvidades práticas nas áreas de Física, Dosimetria e Proteção Radiológica e Incidências Radiológicas. Projetado para atividades de pequenos grupos com capacidade para até 60 (sessenta) estudantes.

CENTRO DE SIMULAÇÃO REALÍSTICA

Laboratório com área de 400 m2, composto por 8 (oito) salas para cenários (centro cirúrgico, sala vermelha de trauma/UTI, maternidade, UTI pediátrica – lactente e escolar, enfermaria, consultório e atendimento domiciliar), consultórios de observação com vidro unidirecional, sistema de captura de áudio e vídeo, salas para debriefing, sala de escovação, camarim, vestiários, almoxarifado, banheiros e sala de coordenação e professores. Projetado para realização de atividades práticas simuladas de baixa fidelidade até simulação realística com manequins de alta performance e atores (pacientes simulados). O principal objetivo é o treinamento dos estudantes em ambiente controlado, para a segurança no processo assistencial aos pacientes. Os cenários auxiliam a construção do raciocínio clínico da equipe e fortalecem as habilidades técnicas e comportamentais, comunicação e trabalho em equipe, através da discussão (debriefing) com os professores. Estas unidades possuem materiais de uso permanente e insumos descartáveis que são necessários para a realização dos procedimentos realizados nos ambientes simulados. O Centro tem capacidade para até 100 (cem) estudantes.

CENTRO DE NUTRIÇÃO E GASTRONOMIA ALCINA SALDANHA DA GAMA

O Centro de Nutrição e Gastronomia possui área de 140 m2 e é composto por 3 (três) unidades laboratoriais: Laboratório de Técnica, Dietética e Culinária - LTDC, Cozinha Experimental e Laboratório de Análise Sensorial. Possui instalações e sistema de exaustão adequados, equipamentos modernos e capacidade para até 40 (quarenta) estudantes.

LABORATÓRIO DE HABILIDADES PRÉ-CLÍNICAS EM ODONTOLOGIA

Composto por 2 (duas) unidades laboratoriais independentes com área de 88 e 45 m2 e instalações e equipamentos modernos. Possui capacidade para até 22 (vinte e dois) e 20 (vinte) estudantes, respectivamente, sentados em bancadas, com manequins individuais que atendem às demandas relativas ao treinamento das habilidades psicomotoras relativas às áreas de Anatomia Dental; Fisiologia Oral, Oclusão e ATM; Cariologia; Periodontia e Dentística.

Infraestrutura de TI

Componentes da estrutura

Rede de Acesso a microcomputadores com servidores e equipamentos permitindo concectividade em laboratórios, bibliotecas, e áreas administrativas. Acesso a informações, bases de dados e compartilhamentos utilizando estrutura de:
Servidores de Rede
Servidores de Arquivos
Servidores de Internet e Base de Dados
Estações de trabalho
Notebooks

Equipamentos de Multimídia

Para utilização interna e externa para projeções em sala de aula, eventos etc.
Salas equipadas com kits de computadores e Projetores multimídia
Laboratórios com telas interativas
Gravadores de mídia digital

Equipamento de Impressão/Imagens

Todos os equipamentos ligados em rede têm a sua disposição equipamento de impressão disponível.
Scanners para digitalização
Impressoras - Padrão Laser

Ambiente Virtual de Aprendizagem

O Ambiente Virtual de Aprendizagem utilizado na UNIFASE, desde 2018, é o Moodle, customizado especificamente para a instituição. Por meio de login e senha pessoal, o aluno tem acesso aos conteúdos disponibilizados pelos professores, além de ferramentas de comunicação e interação que possibilitam a realização de atividades, debates, envio de mensagens, esclarecimento de dúvidas, entre outros recursos. O Moodle pode ser acessado em qualquer computador, celular ou tablet com acesso à Internet.

Sistemas operacionais

Para gerenciamento da rede utilizamos os sistemas:
Microsost Windows
Linux

Aplicativos e utilitários

Suite Microsoft Office
Softwares de imagens
Navegadores Internet Explorer, Google Chrome, Mozilla
Softwares específicos para as disciplinas

Aplicativos de acessibilidade

HeadMouse é um programa desenhado para substituir o mouse. Controla o cursor com movimentos da cabeça e aciona botões mediante gestos faciais.
VirtualKeyboard é um programa que simula um teclado no monitor, as pulsações de teclas efetuam-se com cliques sobre o teclado virtual inclui funções de predição e aprendizado.
NVDA é uma plataforma para a leitura de tela, que faz a leitura das telas do computador para facilitar a inclusão digital de deficientes visuais.
Acrobat Reader – Leitor em voz para arquivos PDF.
Utilização de Sistemas Operacionais acessíveis que permitem o aumento dos caracteres e telas, além da aplicação de contrastes nas cores.

Plataforma de Videoconferência

O Ambiente A plataforma de videoconferência utilizada na UNIFASE, desde 2020, é o Zoom. Por meio do Zoom, é possível a realização de atividades síncronas, como aulas, eventos, dentre outras. A plataforma possui diversas funcionalidades importantes para o seu uso no processo de aprendizagem como compartilhamento de arquivo, organização dos participantes em salas separadas, chat e outras.

Política de acesso e exclusividade de uso

Todos os equipamentos ligados em rede têm a sua disposição equipamentos de impressão.
Acesso livre dos alunos à estrutura de informática nos horários de funcionamento.
Acesso wireless em diversos setores do Campus.
Acesso 24 horas aos serviços de Biblioteca e Portal Acadêmico, mediante identificação de usuário e senha.

Serviços Online - Portal Acadêmico e Mobile

Serviços oferecidos:
Dados cadastrais: Consulta aos dados cadastrais do aluno.
Financeiro: Consulta da ficha financeira detalhando vencimentos, pagamentos, 2ª via e recálculo do boleto bancário e geração linha digitável.
Acadêmico: Consulta das avaliações e disciplinas cursadas referentes ao semestre atual e anteriores, frequência.
Atividades Complementares: Consulta de histórico completo das atividades complementares cadastradas junto a Secretariada FMP/FASE.
Central de avisos: No Portal Acadêmico via menu e no Aplicativo Mobile via avisos “push” na tela dos dispositivos.
Solicitação de renovação de matrícula: Simulador da grade de horários (cursos por crédito), impressão do boleto, aceite e impressão do contrato de prestação de serviços educacionais.
Protocolo: Solicitação, consulta e emissão de guia de pagamento de serviços de protocolo via portal do aluno.