Instalações

Ambulatório Escola - AMBE

Para desenvolvimento de atividades práticas de ensino, estágios supervisionados e treinamento em serviço em nível de residência médica, em atendimento aos projetos pedagógicos de seus cursos de saúde, a UNIFASE possui, desde 1998, serviço ambulatorial próprio, credenciado ao Sistema Único de Saúde - SUS. Oferece assistência básica e de especialidades à população usuária do SUS e está composto por 39 (trinta e nove) consultórios, destinados às diversas especialidades médicas, serviços de nutrição, odontologia, psicologia e enfermagem, bem como espaços próprios para a realização de métodos de apoio ao diagnóstico e desenvolvimento dos programas de saúde do Ministério da Saúde. Atualmente, há cerca de 61.340 usuários cadastrados. Além das atividades assistenciais, projetos de pesquisa e extensão também são desenvolvidos no AMBE.

Serviço de Doenças Infecciosas e Parasitárias – DIP

Visando a integração ensino-serviço, em 1972, a UNIFASE implantou serviço ambulatorial próprio, integrado ao Sistema Único de Saúde - SUS e instalado no Hospital Municipal Nelson de Sá Earp. O DIP é referência regional para doenças infecciosas e parasitárias e dispõe de unidade hospitalar integrante do sistema municipal de saúde para internação de pacientes. O ambulatório de DIP abriga a Comissão Municipal de DST/AIDS. .

Unidades de Saúde da Família - PSF

Das 41 (quarenta e uma) unidades de Saúde da Família de Petrópolis, 5 (cinco) pertencem à UNIFASE e constituem importantes cenários de práticas em serviço em nível de atenção primária à saúde ( atividades e estágios dos cursos de graduação e residência médica). As unidades próprias são: PSF Machado Fagundes; PSF Estrada da Saudade I; PSF Estrada da Saudade II; PSF Boa Vista e PSF Nova Cascatinha. As unidades oferecem gratuitamente à população adscrita assistência básica à saúde, mediante atuação de equipe multiprofissional composta por um médico, um enfermeiro, um auxiliar de enfermagem, um atendente e um auxiliar de serviços gerais, além de 5 a 8 agentes comunitários de saúde. Cada equipe é responsável por cerca de 3000 pessoas, totalizando mais de 15000 habitantes (1504 familias e 2013). As demais unidades de saúde da família do município de Petrópolis também são conveniadas com a UNIFASE para o desenvolvimento de atividades acadêmicas, de acordo com a necessidade de cada programa curricular.