Orgãos e Serviços de apoio à dinâmica acadêmica

Apoio Acadêmico

Secretaria o funcionamento dos Cursos, atendendo à demanda de alunos, professores e Coordenadores.
Atende aos professores, Coordenações de Curso e alunos em assuntos acadêmicos. Auxilia os Coordenadores de Curso processando solicitações de natureza acadêmica (revisão de provas, segunda chamada, horários, planos e programas de disciplinas, relatórios de freqüências, dentre outros).

Atividades Complementares

As atividades complementares objetivam estimular a participação dos estudantes em experiências diversificadas que contribuam para a sua formação e futura inserção no mundo do trabalho.
Ao início de cada período letivo, as Coordenações de Curso determinarão um elenco de Atividades Complementares, e respectivas cargas horárias, de forma a que os estudantes possam fazer as escolhas de sua preferência. A carga horária total de Atividades Complementares estipulada para cada curso será cumprida ao longo do prazo de integralização curricular.

Biblioteca

Alunos, professores e demais membros da comunidade acadêmica têm à sua disposição todo o acervo de livros, periódicos, slides, vídeos e obras de referência, contando também com o sistema informatizado de pesquisa bibliográfica, mediante acesso a bases de dados na área da saúde e das ciências sociais, e aos acervos das principais instituições de pesquisa e bibliotecas do País.
Biblioteca Central Prof. Charles A. Esbérard
Horário de funcionamento: 2ª feira a 6ª feira das 8:00h às 22:00h
Sábados, das 8:00h às 13:00h

Centro Cultural

Projeto que se desenvolve através da utilização da casa Casa Hercílio Esteves e da Sala Arthur de Sá Earp Neto, ou das demais instalações da FMP/Fase, para atividades de natureza cultural e científica envolvendo não só alunos, professores e demais membros da comunidade acadêmica, mas também instituições da cidade ou de reconhecido valor nesta área. O Centro Cultural da Fase está aberto à comunidade interna e externa e expressa o compromisso da instituição com a formação integral do aluno e com a produção e divulgação dos bens culturais e artísticos da sociedade. O espaço compõe o Circuito Turístico e Cultural de Petrópolis e está inserido no Passaporte Cultural, um guia que dá ao público direito a gratuidades, descontos, brindes e diversas vantagens em estabelecimentos diversos.

Coord. de Estágio Supervisionado - FASE

Supervisiona e coordena as atividades acadêmicas desenvolvidas durante o estágio curricular obrigatório.

Coordenação da Residência Médica - FMP

Responsável pelo desenvolvimento dos Programas de Residência Médica da FMP e por sua representação perante à Comissão Estadual de Residência Médica.

Coordenação de Projetos Especiais

Planeja e desenvolve os chamados Projetos Especiais, que não possuem vinculação específica a nenhum curso, mas integram o Planejamento Institucional colaborando para que a FMP/FASE cumpra a sua missão. O Centro Cultural da FASE – Casa Hercilio Esteves – é o exemplo mais recente de projeto desenvolvido por essa Coordenação.

Coordenação do Internato - FMP

Supervisiona e coordena as atividades acadêmicas do internato.

Coordenação Geral de Ensino

Responsável pelo funcionamento integrado de todas as unidades de ensino e pelo estabelecimento das políticas e estratégias de desenvolvimento pedagógico.

Coordenações de Cursos

Assessoram a Diretoria nos assuntos pedagógicos, promovendo, coordenando e supervisionando as atividades acadêmicas de docentes e discentes. Atendem aos alunos e professores, sendo responsáveis pela avaliação dos processos acadêmicos de transferência, trancamento, revisão e vista de prova, entre outros.

Estágios Extra-curriculares

Os Estágios Extra-curriculares são opcionais e oferecidos por empresas e entidades públicas ou privadas, e não contam com a supervisão da FASE ou da FMP. Os convênios de estágio só serão aceitos, e conseqüentemente assinados pela Direção, se atenderem aos critérios definidos por cada curso, em especial os relativos à carga horária, atividades a serem desenvolvidas e, principalmente, ao período a partir do qual a instituição apóia a inserção do aluno em atividades de prática profissional.

Estágios Supervisionados

Supervisiona e coordena as atividades acadêmicas desenvolvidas durante o estágio curricular obrigatório.

Laboratórios

Laboratórios de Informática
O aluno poderá utilizar os laboratórios para executar trabalhos acadêmicos, acessar a Internet, fazer pesquisa em base de dados bibliográficos, assim como consultar materiais científicos e didáticos (simuladores, hipertexto, CD ROM, etc.), sob a orientação permanente de um profissional de nível superior em informática.
Horário de Funcionamento: 2ª feira a 6ª feira das 8:30h às 22:00h
Sábados, das 8:00h às 12:00h
Outros Laboratórios
Destinam-se ao desenvolvimento de atividades práticas curriculares e atividades de pesquisa.
Laboratórios de Biofísica, Bioquímica, Histologia, Fisiologia, Patologia, Microbiologia, Técnica Dietética, Avaliação Nutricional, Farmacologia, Bromatologia, Parasitologia, Instituto Anatômico Prof. Antonio Queiroz , Habilidades e Destrezas, Aderência Bacteriana e NISA (Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Assessoria em Saúde)

Locais de Desenvolvimento dos Estágios e treinamento da prática médica

A FMP / FASE possuem estrutura própria de atendimento ambulatorial - Ambulatório Escola, o Serviço de Doenças Infecciosas e Parasitárias - DIP e Unidades de atendimento do Programa de Saúde da Família, assim como têm a sua disposição uma ampla rede de serviços de saúde e de empresas, que através de convênios, asseguram o pleno desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem e garantem o treinamento em serviço.

Núcleo Pedagógico

Acompanha e avalia o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem, fornecendo orientação e suporte pedagógico aos docentes e discentes.
Através do PAPP - Programa de Assessoria Psicopedagógica, oferece apoio psicológico ao estudante. Contatos pelo e-mail papp@fog.br ou através das Coordenações de Curso.

Pós-Graduação e Pesquisa

Coordena, estimula, desenvolve e orienta atividades de Pós-Graduação e Pesquisa junto a professores e alunos. Organiza a Semana Científica da FMP/FASE, que inclui a Mostra de Trabalhos da comunidade acadêmica, estimula a realização de jornadas, cursos de extensão, aperfeiçoamento e demais eventos científicos extra-curriculares.

Rede de Saúde

Ambulatório Escola da FMP
Casa da Providência
Casa de Saúde Santa Mônica
Centro de Saúde Coletiva Prof. Manuel Ferreira
Fundação Municipal de Saúde de Petrópolis
Hospital Alcides Carneiro
Hospital Municipal Dr. Nelson de Sá Earp
Hospital Santa Teresa
Hospital São Lucas – UNIMED
Sanatório de Correias
Sanatório Oswaldo Cruz
Serviço de Doenças Infecciosas e Parasitárias - DIP/FMP
Postos de Saúde da Família

SERAC

Supervisiona e coordena o funcionamento do Protocolo
Protocolo – O aluno deve se dirigir ao Protocolo sempre que necessitar dos serviços prestados pela SERAC , especialmente, documentos escolares (histórico escolar, certidões, declarações, certificados, diplomas, dentre outros) e requerimentos diversos (solicitações para a Direção, encaminhamento de documentos, comprovantes de pagamentos, etc).
Protocolo Sede: - Campus Barão do Rio Branco
Horário de atendimento: 2ª a 6ª feira - de 8:30 h às 17:30h, de 18:00h às 21:30 h.
Protocolo Hospital Alcides Carneiro
Horário de atendimento: 2ª a 6ª feira - de 8:00 h às 11:30h, de 12:30h às 17:50 h
Secretaria de Registros Acadêmicos - Responsável pela matrícula, registros acadêmicos, controle e produção dos documentos escolares.
Observação : O prazo para a entrega de documentos produzidos pela SERAC é de 15 (quinze) dias.

Tesouraria

O pagamento de taxas escolares e de outras obrigações pecuniárias deve ser feito, preferencialmente, na rede bancária. O aluno também pode utilizar os serviços da Tesouraria, no seguinte horário de atendimento: de 2ª a 6ª feira de 8:30h às 12:30h, de 13:30h às 17:30h.
No dia 05 de cada mês o horário de funcionamento foi estendido até às 20:30h.O aluno deverá imprimir o boleto bancário na página www.fmpfase.edu.br , e efetuar o pagamento em qualquer agência bancária até a data de vencimento. Ultrapassado esse prazo, o aluno deverá retirar pela Internet a 2ª via do boleto, que virá acrescida de multa automática de 2% do valor da parcela, acrescida de mora diária de 0,033% e atualização monetária, calculada pelo INPC/IBGE acumulado desde a data de vencimento da parcela, e deverá ser paga também preferencialmente na rede bancária.
Para esclarecer qualquer dúvida sobre questões financeiras, o aluno poderá entrar em contato com o Setor Financeiro através do e-mail financeiro@fmpfase.edu.br