Curso de Geologia e Saúde

Imagem do Curso

inscrições até: 07/08/2019

período: 10 a 31 de agosto de 2019.

horário: 09:00h às 12:00h (Sábados)

objetivo

1.  Introduzir o tema de Geologia e Saúde para estudantes e profissionais da área de saúde e outros interessados de forma a promover a tanto a saúde humana quanto a saúde animal integradas ao meio ambiente. Também visa fornecer subsídios para proporcionar uma maior interação entre o meio acadêmico-cientifico e a CPRM – Serviço Geológico do Brasil, de forma a disseminar o conhecimento geocientífico e contribuir para melhoria da qualidade de vida.

carga horária

16 horas

público-alvo

1. Alunos de graduação das áreas de saúde e humanas

investimento

Gratuito

professores responsáveis

 

Cássio Roberto da Silva                  

 

Maior titulação acadêmica: Doutor

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL: Possui graduação em Geologia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1977), mestrado em Geociências (Recursos Minerais e Hidrogeologia) pela Universidade de São Paulo (1995) e doutorado em Ciências-Geologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011). Atualmente é Pesquisador em Geociências do Departamento de Gestão Territorial da CPRM-Serviço Geológico do Brasil. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geologia ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: Mapeamento geológico, Riscos Geológicos, Geoambiental, Geologia Médica, Geoquímica Ambiental, Geodiversidade e Meio Ambiente. Autor dos livros: Geologia Médica no Brasil: Efeitos dos Materiais e Fatores Geológicos na Saúde Humana e Meio Ambiente" Geodiversidade do Brasil: Conhecer o Passado para Entender o Presente e Prever o Futuro; e co-autor dos livros: Prospecção Geoquímica de Depósitos Minerais Metálicos, Não-Metálicos, Óleo e Gás; Geoparques do Brasil - Propostas.

 

Adriana Duringer Jacques                                

 

Maior titulação acadêmica: Mestre

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL: Possui graduação em medicina pela Faculdade de Medicina de Petrópolis (1991). Atualmente é médica do ambulatório de especialidades Secretaria Municipal de Saúde de Petrópolis/RJ e do Hospital Alcides Carneiro. Professora de pediatria e da Atividade Integradora da Faculdade de Medicina de Petrópolis. Tem especialização em Pediatria e Alergia e Imunologia Clínica. Mestre em Educação.

 

Patricia Duringer Jacques                                

Maior titulação acadêmica: Doutor

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL: Possui graduação em Geologia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1994), mestrado em Geociências (Geoquímica Ambiental) pela Universidade Federal Fluminense (1997) e doutorado pela Universidade de São Paulo (2013). Entre os anos de 2014 e 2017 foi geóloga chefe da Divisão de Geoprocessamento da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais. Atualmente trabalha na Superintendência de Planejamento do Serviço Geológico do Brasil. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto, atuando principalmente nos seguintes temas: geotecnologias, geologia ambiental, microtomografia computadorizada, hidrogeologia e geologia estrutural. Realizou doutorado sanduíche na Universidade de Guelph, Ontário, Canadá na área de Microtomografia Computadorizada em amostras de rochas.

 

Julia Duringer Jacques de Lima                        

Maior titulação acadêmica: Residência em Medicina da Familia. Mestranda no Mestrado Profissional em Atenção Primária à Saúde da UFRJ

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL: Possui graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina de Petrópolis (2013), Residência em Medicina de Família e Comunidade pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2016). Desenvolveu atividades de preceptoria na Rede de Atenção Primária em Saúde no município do Rio de Janeiro com residentes de Medicina de Família e Comunidade do Programa de Residência ENSP/UFRJ por dois anos. Supervisora dos Programa dos Mais Médicos no município de Belford Roxo (2016). Trabalha como Médica de Família e comunidade em unidade básica de saúde, recebendo internos da Faculdade de Medicina de Petrópolis desde 2017. As principais áreas de atuação são: Medicina de Família e Comunidade; Atenção Primária em Saúde; Formação em Saúde; Medicina Centrada na Pessoa, Terminalidade da Vida, Educação Médica

 

 

PERGUNTAS FREQUENTES

Caso o curso seja cancelado, recebo o valor pago de volta?

Sim. Iremos restituir o valor integral através de depósito bancário ou cheque na tesouraria.

Concluí meu curso de extensão. Como faço para receber meu certificado?

Após o término do curso, o professor tem o prazo de 3 dias úteis para entregar a lista de presença no Setor de Extensão da faculdade. Em seguida, o Setor de Extensão tem o prazo de 5 dias úteis para conferir se o aluno atingiu 75% de presença. Depois iremos enviar um e-mail informando que o certificado está disponível no site. Caso o aluno tenha interesse no certificado impresso, basta fazer a solicitação por e-mail (extensão@fmpfase.edu.br).

A turma está confirmada, porém desisti de fazer o curso. Vou ser restituída do valor pago?

Não. Só restituímos o valor quando o candidato desiste do curso antes do mesmo começar, pois contamos com aquela inscrição para abertura do curso.

Como fico sabendo se o curso está confirmado?

Você irá receber um e-mail e uma ligação do Setor de Relacionamento da Instituição.

"A FMP/Fase reserva-se o direito de alterar a data de início do curso ou cancelá-lo no caso de não atingir o número mínimo de alunos."