Prosseguir com os conteúdos de multiculturalidade, de transculturalidade, de interculturalidade, de bioética clínica (além de ética profissional e ética ambiental) baseados em antropologia da saúde, antropologia médica, antropologia cultural para que colaborem à percepção e à construção de competência cultural.
Colaborar também com conteúdos à Semiologia e à Atenção Psicossocial a grupamentos coletivos étnicos, presentes no Brasil.
Incluir e integrar nesta temática a Semiologia aplicada aos migrantes ambientais (indígenas urbanos e de acampamentos étnicos) além de migrantes refugiados (em processo de interiorização de suas instalações/abrigos), todos sob risco de exposição a pandemias, considerados vulneráveis.
Apresentar Horta de plantas paquistanesas, desenvolvida desde 2019 (Humanity First & Projeto SAPB-LIPAT/FF/UFRJ.
Apresentar Horto Medicinal desenvolvido em parceria com produtores rurais (agro-pecuária) da Estação 4X4 no jardim certificado - horto medicinal do Núcleo de Assistência, Ensino e Pesquisa Benoit Mure da 7ª Enfermaria do Hospital Geral da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro, como efetiva estratégia de ação cidadã intercultural integrativa, resultado de ensino invertido (2020).
Apresentar Horta dos funcionários do HGSCMRJ (2021).
Apresentar os aspectos multi (e pluriculturais), transculturais e interculturais que envolvem a confecção de hortos e hortas cuja finalidade é a delicadeza da atenção psicossocial, enquanto estratégia de atenção Primária à Saúde intersetorizada.
Enfatizar a reflexão sobre Inteligência Cultural, a partir destes ações realizados por nossos alunos e já avaliada por pares. Aprofundar esta reflexão que vai ao encontro ao preconizado pelas Diretrizes Curriculares Nacionais de ensino Superior (DCN, 2014).
Associar conteúdos filosóficos de diferentes autores e perspectivas, que permitam também a reflexão ambiental, sócio-cultural que envolvam territorialidade e identidade, para este período de transformações.
horas
Discentes, docentes e funcionários da UNIFASE;
Discentes, docentes e funcionários da 7ª Enfermaria do Hospital Geral da Santa Casa da Misericórdia;
Comunidades tradicionais e étnicas.
Discentes, docentes e funcionários do SAPB-LIPAT/FF/UFRJ & Disciplina de Proteção ao Conhecimento Tradicional do INPI.
Discentes, docentes do PROVE-EEAN-MEPPSO-IPUB-UFRJ.
Discentes, docentes do MEPPSO-IPUB-UFRJ.
Sociedade em geral.
Gratuito
** Terceira sexta-feira de cada mês, on line. De 18:00h às 19:30h.
Marcia Cristina Braga Nunes Varricchio FMP/UNIFASE; SAPB-LIPAT/FF/UFRJ; PROVE-MEPPSO-IPUB-UFRJ.
Marcia do Amaral, UNIFASE; UERJ
Jaqueline da Silva, PROVE-EEAN-MEPPSO-IPUB/UFRJ
Sim. Iremos restituir o valor integral através de depósito bancário ou cheque na tesouraria.
Após o término do curso, o professor tem o prazo de 3 dias úteis para entregar a lista de presença no Setor de Extensão da faculdade. Em seguida, o Setor de Extensão tem o prazo de 5 dias úteis para conferir se o aluno atingiu 75% de presença. Depois iremos enviar um e-mail informando que o certificado está disponível no site. Caso o aluno tenha interesse no certificado impresso, basta fazer a solicitação por e-mail (extensão@fmpfase.edu.br).
Não. Só restituímos o valor quando o candidato desiste do curso antes do mesmo começar, pois contamos com aquela inscrição para abertura do curso.
Você irá receber um e-mail e uma ligação do Setor de Relacionamento da Instituição.